França: “Requiem” pode ser desqualificada?


E a semana continua difícil nas terras eurovisivas. Dessa vez, o Eurodrama atinge a França, principalmente a música escolhida internamente pela emissora France 1, “Requiem”, da cantora Alma.

A música só foi lançada oficialmente em janeiro desde ano, porém, um vídeo do YouTube revela que, desde 2015, performances da música estavam sendo feitas por Alma em alguns concertos e shows.

O upload do vídeo aconteceu somente em dezembro de 2016, porém, com a data do show, que aconteceu no dia 24 de Janeiro de 2015. Um evento encontrado no Facebook confirma a participação de Alma como uma das artistas que se apresentariam no dia.

Veja o vídeo:

A regra é clara

Para participar do Eurovision Song Contest, a música tem de se encaixar no regulamento do festival, que é imposto pela EBU. Para 2017, ele diz:

A composição (letra e música) não pode ser lançada comercialmente antes de 1 de setembro de 2016. No caso de a composição ter sido disponibilizada ao público, por exemplo, mas não limitado a, em plataformas de vídeo online, rede social ou base de dados semi-pública. A emissora responsável deverá informar o Supervisor Executivo do ESC, que terá autoridade para avaliar se a composição é elegível para participação no Evento. Em particular, o Supervisor Executivo do ESC deve avaliar se tal divulgação antes da data de liberação é suscetível de conferir à composição uma vantagem no evento em relação às outras composições. O Supervisor Executivo do ESC autorizará ou negará a participação de uma composição que possa ter sido disponibilizada ao público, conforme detalhado acima, sob reserva da aprovação prévia do Grupo de Referência.

Além disso, nos comentários do vídeo, um usuário comentou que queria entrar em contato com a autora do vídeo, dizendo que Alma tinha grandes chances de representar a França no Eurovision, e que o vídeo dela poderia ser uma prova para alguém pedir a desqualificação da música, dando o exemplo de “1944”, música vencedora de 2016, que tinha um vídeo com uma versão prévia, totalmente em ucraniano, publicado no início de 2015. Como o vídeo não teve algum impacto durante sua participação no festival, foi considerada qualificada para o festival.

Pois então. A música já estava sendo divulgada desde antes do prazo por Alma. Isso vai fazer ela ser desqualificada?

Nós achamos que não

Por mais que Alma tenha feito essa performance em Janeiro de 2015, ela só foi divulgada na internet em Dezembro de 2016, ou seja, após a época de liberação da EBU. Além disso, o vídeo tem apenas cerca de 150 visualizações, ou seja, o impacto dele é irrelevante.

A organização do Eurovision não deve ter sido contatada ainda, então, nenhuma resposta oficial foi dada.

Já aconteceram casos parecidos

Além de “1944”, várias músicas já estiveram em casos semelhantes. Uma delas é “Solayoh”, de Alyona Lankasya, que tinha uma versão demo da música hospedada no MySpace de seu compositor com mais de um ano de diferença de sua apresentação, que foi em 2013. Sabe o que aconteceu? Nada. O Grupo de Referência, assim como a música de Jamala, considerou “Solayoh” apta para a competição.

E como fica a situação?

Alma como representará a França, irá performar na Grande final, pois o país faz parte do Big Five. A Grande Final do Eurovision acontece no dia 13 de Maio.

Fonte: Eurovoix


Like it? Share with your friends!

44
What's Your Reaction?
Raiva Raiva
0
Raiva
Legal Legal
0
Legal
AMO AMO
0
AMO
O QUÊ? O QUÊ?
0
O QUÊ?
NÃAAAO! NÃAAAO!
1
NÃAAAO!
Fofo Fofo
0
Fofo
Flop Flop
0
Flop
WIN WIN
1
WIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

França: “Requiem” pode ser desqualificada?

log in

reset password

Back to
log in
Free WordPress Themes
Choose A Format
Personality quiz
Trivia quiz
Poll
Story
List
Meme
Video
Audio
Image