Entrevista com SirAiva, compositor do Festival da Canção 2017


Pedro Saraiva nasceu a 26 de junho no Porto. Foi o vocalista do grupo DR SAX nos anos 90 que trouxe até às pistas de dança da altura muitos temas bem conhecidos como Eu Não Me Esqueci ou Voulez-Vous Coucher Avec Moi. Desde há alguns anos que artísticamente se assume como SirAIVA, sendo artista, compositor e DJ, com uma nova sonoridade, misturando o funk pop com o disco house. Já lançou vários trabalhos discográficos dos quais se destaca o tema Brinca na Barriga, bastante conhecido. É a segunda vez que participa no Festival da Canção, depois de ter assinado o tema Amor A Sério, que Daniela Galbin interpretou na semifinal online do Festival da Canção 2011.

SirAiva já começa 2017 com a missão de compor uma proposta para o Festival da Canção (FdC), a seletiva portuguesa para o Eurovision. Nós, do ESC Brasil, tivemos a oportunidade de perguntar sobre os preparativos do artista para a competição, além de saber alguns fatos da sua carreira em entrevista exclusiva, que você confere abaixo, na íntegra.

ESC Brasil: Olá SirAiva, espero que esteja tudo bem por aí! Bom, primeiramente fale um pouco da sua carreira, o que te fez você se aproximar do mundo da música e quais foram suas influências?

SirAiva: Olá! É um prazer falar vocês. Acho que vem do meu pai. O sonho dele era ser realizador de cinema e me levava a ver tudo que era filme. Eu reparava muito nas bandas sonoras, aí percebi que era a música. Comecei a tocar baixo aos 13 anos. Mais tarde foi baterista. Acho que a minha influência principal é o Disco Sound, devido a ter 5 irmãs mais velhas, pois nos anos 1970, para não ficar em casa sozinho, ia com elas a todas as festas! Mais tarde, percebi que tinha de formar uma banda para compor os meus temas. Ainda não existia esta tecnologia: software, plugins etc. Comecei a tocar Guitarra e a cantar e cheguei a ir a Londres gravar um discos em 1987! Em 1993, crio os D.R.Sax onde fizemos dois álbums. A partir de 2000, fico mais ligado a produção e composição para outros artistas, e ultimamente focado em Siraiva onde a minha maior influência é o Nu Disco!

ESC Brasil:  Em 2011, você tentou participar do Festival da Canção com “Amor a sério” de Daniela Galbin, mas a música não passou na fase classificatória online. Fale um pouco dessa experiência, naquele ano o processo seletivo de Portugal foi muito polêmico!

SirAiva: Nada de especial. Foi um convite da Daniela, só isso.

ESC Brasil:  Muitos compositores estão elogiando a nova abordagem da RTP. Qual a sua opinião sobre os novos rumos do Festival da Canção?
SirAiva: O que posso dizer… Gosto de estar ao lado de gente com tanto talento. Acho que a ideia é tentar tornar as coisas grande, como no final dos anos 60 a viagem à Lua. 😉

ESC Brasil:  Já sabemos que vai levar uma cantora (Lisa Gardner) e uma música em inglês, mas o que você planeja fazer no palco? Já pensou em como vai ser a performance? Se é pop, pensamos em alguns dançarinos.
SirAiva: Surpresa! Tem de fazer sentido com a música. Isso é o principal!

ESC Brasil:  Os 16 compositores selecionados pela RTP são de muita qualidade. Existe algum que você encare como sua principal ameaça na competição?
SirAiva: Não estou a pensar em ganhar, mas sim participar. Sem exceção são todos muito bons os compositores!

ESC Brasil:  Caso você não ganhe esse ano, você aceitaria o convite da RTP novamente?
SirAiva: Posso falar deste: aceitei com um enorme prazer!

ESC Brasil:  Você costuma acompanhar o Eurovision? Quais as suas músicas favoritas no festival
SirAiva: Lembro-me dos Abba, e portuguesa, da Gabriela Chave anos 1970, acho.

ESC Brasil: Mande uma recado para os fãs de Eurovision do Brasil.
SirAiva: Sobre tudo o que mais me deixo feliz foi sentir que o Festival da Canção tem muitos fãs.

Será que  SirAiva vai apresentar uma música para levantar da cadeira? Estamos ansiosos para saber! Não perca nenhuma novidade sobre Portugal e o FdC acompanhando o ESC Brasil. A seletiva será realizada nos dias 19 e 26/02 (semis finais) e no dia 05/03 (final).

What's Your Reaction?
Raiva Raiva
1
Raiva
Legal Legal
1
Legal
AMO AMO
1
AMO
O QUÊ? O QUÊ?
1
O QUÊ?
NÃAAAO! NÃAAAO!
0
NÃAAAO!
Fofo Fofo
0
Fofo
Flop Flop
0
Flop
WIN WIN
0
WIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrevista com SirAiva, compositor do Festival da Canção 2017

log in

reset password

Back to
log in
Free WordPress Themes
Choose A Format
Personality quiz
Trivia quiz
Poll
Story
List
Meme
Video
Audio
Image